Manaus – A Prefeitura de Manaus deu início, nesta quinta-feira (28), à 2ª Oficina em Saúde Digital para Agentes Comunitários […]

#paratodosverem – instrutores da oficina repassam as orientações à turma de ACSs (Fotos – Divulgação / Semsa)

Prefeitura de Manaus capacita mais de 1,6 mil agentes de saúde em oficina de saúde digital

Manaus – A Prefeitura de Manaus deu início, nesta quinta-feira (28), à 2ª Oficina em Saúde Digital para Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), com a participação das primeiras turmas de servidores. A formação, que segue até 3 de setembro, vai capacitar mais de 1.600 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com foco no fortalecimento da Atenção Primária por meio do uso de tecnologias digitais.

A abertura oficial ocorreu na quarta-feira (27), no Centro de Convenções Vasco Vasques, com a presença da secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, gestores e servidores da pasta. As atividades teóricas e práticas estão sendo realizadas no Da Vinci Hotel & Conventions, em Adrianópolis, com dez turmas divididas entre manhã e tarde. Ao todo, 95 facilitadores e coordenadores conduzem as capacitações em três salas simultâneas.

De acordo com o gerente de Promoção da Saúde da Semsa, Tayanan Medeiros, a oficina oferece uma trilha de aprendizado que vai da gestão do território ao uso dos sistemas digitais da secretaria. “A saúde digital facilita a vida do usuário e coloca os ACSs como protagonistas desse processo, já que são a base da atenção primária e o primeiro contato da população com os serviços de saúde”, destacou.

O gerente de Gestão da Atenção Primária, Dario Aguiar, ressaltou que a capacitação aproxima o trabalho cotidiano dos ACSs das ferramentas digitais, como o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Ministério da Saúde e os dashboards desenvolvidos pela Semsa.

Para os participantes, a oficina representa avanço na coleta e no uso qualificado de dados. A agente comunitária Neyla Suzana avaliou que o registro mais detalhado das informações permitirá à administração pública atuar de forma mais precisa nos territórios. Já o agente indígena de saúde Iranilson Gabriel destacou que as ferramentas digitais facilitarão o armazenamento de informações e a elaboração de um panorama mais fiel da realidade local.

A programação de abertura contou ainda com aula magna do subsecretário de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, sobre “Saúde Digital e o Agente Comunitário de Saúde”, além da entrega oficial do Guia de Gestão do Território aos profissionais. Após a etapa inicial de gestão territorial, a oficina avançará para a prática em laboratório, com foco no registro de dados, uso de dashboards e definição de prioridades de acordo com os indicadores coletados.

(*) Com informações: Semsa

Deixe um comentário