Quirguistão – A alpinista russa Natalia Nagovitsyna, de 47 anos, permanece presa no Pico da Vitória, no Quirguistão, com uma […]

(Foto: Reprodução Rede X / TNGeography)

Alpinista russa sobrevive a mais de uma semana após ser abandonada no Pico da Vitória

Quirguistão – A alpinista russa Natalia Nagovitsyna, de 47 anos, permanece presa no Pico da Vitória, no Quirguistão, com uma perna quebrada, após equipes de resgate desistirem de retirá-la devido às condições extremas. As tentativas de socorro começaram em 12 de agosto, mas todas falharam, e um colega da montanhista morreu durante uma das operações.

Segundo as autoridades locais, as buscas foram canceladas na última sexta-feira (22) por causa do clima rigoroso. A decisão gerou críticas, com acusações de que a alpinista teria sido “deixada para morrer”. Temperaturas chegaram a -30 °C e nuvens espessas impossibilitaram qualquer voo de drone para monitoramento ou resgate.

Apesar das condições extremas, imagens de drones divulgadas na semana passada mostraram Natalia viva, se movendo e acenando para o equipamento. As gravações também revelaram sua tenda rasgada pelos ventos e posicionada sob uma grande rocha a quase sete mil metros de altitude, local onde buscava abrigo.

Autoridades afirmaram que a recuperação do corpo, caso a alpinista não sobreviva, só seria possível na primavera, devido às dificuldades impostas pelo clima e pela altitude do local.

(*) Com informações: D24Am

Deixe um comentário