Manaus – A Polícia Federal (PF) concluiu, na manhã desta quarta-feira (27), o inquérito da “Operação Tupinambarana Liberta”, que apurou […]

PF indicia ex-gestores do governo Wilson Lima por esquema eleitoral em Parintins
Manaus – A Polícia Federal (PF) concluiu, na manhã desta quarta-feira (27), o inquérito da “Operação Tupinambarana Liberta”, que apurou crimes eleitorais em Parintins, a 369 km de Manaus. Cinco agentes públicos foram formalmente indiciados e devem responder por organização criminosa, corrupção eleitoral e abolição do Estado Democrático de Direito. A investigação apontou que o grupo utilizou parte da estrutura do governo estadual, inclusive com apoio de membros da força policial, para favorecer uma chapa concorrente à Prefeitura.
As práticas identificadas incluem compra de votos e ações destinadas a impedir o livre exercício do direito ao voto. O inquérito já foi encaminhado ao Ministério Público Eleitoral, que analisará os elementos e definirá as medidas judiciais cabíveis. A pena somada dos crimes investigados pode chegar a 20 anos de reclusão, considerando as qualificadoras previstas em lei.
A investigação teve início após notícia de fato apresentada pelo Ministério Público Eleitoral em Parintins, em setembro de 2024. Durante as apurações, surgiram indícios de ameaças de líderes comunitários ligados a facções criminosas, restrições ao acesso de candidatos a determinados bairros e suposta omissão de agentes públicos em coibir tais ações. O grupo teria promovido espionagem de pessoas ligadas a uma candidatura adversária e monitorado deslocamentos de policiais federais para frustrar a atuação da PF.
Entre os agentes indiciados estão secretários de Estado, ex-diretores e membros das forças policiais, incluindo Armando Silva do Valle, Fabrício Rogério Cyrino Barbosa, Marcos Apolo, Flávio Antony, além do Tenente-coronel Jackson Ribeiro dos Santos e do Capitão Guilherme Navarro Barbosa Martins. A operação contou com o apoio da Corregedoria da Polícia Militar do Amazonas.
O nome da operação faz referência à região conhecida como “ilha Tupinambarana”, área historicamente habitada por indígenas Tupinambás e famosa pelo Festival Folclórico de Bois Bumbás, Garantido e Caprichoso. O objetivo da PF é garantir a livre participação democrática e o direito de voto no município.
(*) Com informações: D24Am
