Parece cena de ficção científica, mas a ideia é séria: segundo o professor Tim Coulson, da Universidade de Oxford, os […]

Polvos poderiam dominar o mundo se humanos desaparecessem, aponta estudo
Parece cena de ficção científica, mas a ideia é séria: segundo o professor Tim Coulson, da Universidade de Oxford, os polvos seriam os melhores candidatos a “substituir” os humanos em caso de extinção.
Por que os polvos? Coulson explica de forma direta: eles são extremamente inteligentes, resolvem problemas, usam ferramentas, se camuflam com precisão e até se comunicam com flashes de cor, como se enviassem emojis no fundo do mar.
A proposta é apresentada no livro The Universal History of Us: A 13.8 Billion Year Tale from the Big Bang to You, em que o autor argumenta que, num mundo pós-humano, os polvos poderiam criar suas próprias “civilizações aquáticas”.
E por que não outros primatas, nossos parentes mais próximos? Primatas foram descartados por fatores como população reduzida, habitat limitado e crescimento lento. Ou seja, se os humanos desaparecerem, é provável que eles desapareçam junto. Já os polvos conseguem se adaptar a quase qualquer tipo de ambiente aquático.
Com inteligência, manipulação de objetos e rápida adaptação, é possível imaginar comunidades subaquáticas organizadas. Talvez sem prédios, mas com expedições, experimentos e até formas de arte próprias.
Se a humanidade sumir, os polvos podem muito bem se tornar os “heróis silenciosos” da evolução, dominando os oceanos e reinventando a vida subaquática.
(*) Fatos Desconhecidos
