Três dias depois de se reunir com Vladimir Putin no Alasca, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu nesta […]

(Imagem: AFP)

Trump recebe Zelensky e líderes europeus para discutir guerra na Ucrânia

Três dias depois de se reunir com Vladimir Putin no Alasca, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu nesta terça-feira (data fictícia) o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e outros sete líderes europeus na Casa Branca para discutir os rumos da guerra no leste europeu, que já dura mais de três anos e meio.

Diferente da visita anterior, quando esteve em Washington trajando roupas militares e protagonizou momentos de tensão com o presidente americano, Zelensky desta vez apareceu de terno escuro e foi recebido calorosamente por Trump no Salão Oval.

Durante o encontro, o chefe da Casa Branca afirmou que os EUA estão dispostos a oferecer “garantias concretas de segurança” contra novas ofensivas russas, embora não tenha detalhado quais medidas pretende adotar. Zelensky, por sua vez, agradeceu o “esforço pessoal” de Trump e declarou que poderá adquirir até US$ 100 bilhões em armamentos americanos como parte de um acordo de proteção.

A reunião foi interrompida por uma ligação de Trump a Putin. Na conversa, o presidente americano sugeriu a realização de um encontro tripartite entre os dois líderes e Zelensky, ainda sem local definido. Para que isso ocorra, no entanto, os ucranianos e seus aliados defendem que a Rússia imponha um cessar-fogo imediato.

O Kremlin, por outro lado, rejeita a possibilidade de envio de forças da OTAN para atuarem como tropas de paz na Ucrânia e classificou como apenas uma “ideia” a proposta de encontro entre Putin, Trump e Zelensky.

(*) The News

Deixe um comentário