Brasília – A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (13), um requerimento da senadora Eliziane […]

(Foto: felca0/Instagram)

Senado aprova audiência pública com big techs para discutir sexualização infantil nas redes

Brasília – A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (13), um requerimento da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) para a realização de uma audiência pública com representantes de grandes plataformas digitais. A data do encontro será definida em breve.

O objetivo é que empresas como Meta (dona do Instagram, Facebook e WhatsApp), YouTube, Telegram, TikTok e Kawai prestem esclarecimentos sobre as denúncias feitas pelo youtuber Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, a respeito da circulação de conteúdos que promovem a adultização e sexualização de crianças e adolescentes. Também foram convidados representantes da Procuradoria dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal, da Polícia Federal e da Defensoria Pública da União, além do próprio Felca.

A proposta surgiu após o criador de conteúdo publicar um vídeo acusando o influenciador digital Hytalo Santos de explorar sexualmente crianças nas redes sociais e de utilizar menores de idade em vídeos, caracterizando exploração de trabalho infantil. Na gravação, Felca também mostrou outros casos de exploração infantil e apontou como as plataformas podem direcionar conteúdos de crianças a pedófilos.

Paralelamente, os senadores Jaime Bagattoli (PL-RO) e Damares Alves (Republicanos-DF) protocolaram pedido para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) a fim de investigar a atuação de influenciadores digitais e redes sociais na disseminação desse tipo de conteúdo.

(*) Com informações: D24Am

Deixe um comentário