Manaus – Um grupo de estudantes do Amazonas conquistou seis medalhas de bronze e 13 Menções Honrosas na Asia International […]

Seis alunos levaram bronze e outros 13 foram reconhecidos com Menção Honrosa (FOTO: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar)

Estudantes do AM conquistam medalhas em Olimpíada Internacional de Matemática no Japão

Manaus – Um grupo de estudantes do Amazonas conquistou seis medalhas de bronze e 13 Menções Honrosas na Asia International Mathematical Olympiad (AIMO) 2025, realizada no último sábado (3), em Tóquio, no Japão. A competição internacional reuniu cerca de 1,6 mil alunos de 19 países, entre eles, 200 brasileiros – sendo 21 do estado do Amazonas.

Os estudantes foram selecionados após se destacarem em provas nacionais de matemática e no International Talent Mathematics Contest (ITMC), realizado em fevereiro deste ano, na Tailândia. A delegação amazonense foi composta por alunos do CETI Marcantonio Vilaça 2 (CMPM 2), na zona norte de Manaus, e da Escola Estadual Ten. Cel. Cândido José Mariano (CMPM 5), na zona centro-sul.

Do CMPM 2, os medalhistas de bronze foram Ismael Abner de Souza Fonseca, Sara Elis Peron Castro, Emanuella Barroso dos Santos, Matheus Henrique Lemos Nogueira e Carlos Eduardo Carvalho e Carvalho. Também da escola, os alunos Heloisa Victória Mendonça Sales, Bárbara Sophia Mendonça Ferreira e Geovanna Ramos Alencar receberam Menção Honrosa.

“O sentimento de receber a medalha é de dever cumprido. Viemos para isso e conseguimos. É uma felicidade enorme saber que representamos bem o Brasil e o Amazonas”, afirmou Emanuella Barroso, aluna do 9º ano.

No CMPM 5, Fábio William Viana conquistou medalha de bronze. Já os estudantes McLean Queiroz, João Pedro Dias, João Felipe Belmont, Saul Cordovil, Alana Gomes, Deusdete Souza, Francisco Ramos, Beatrix Pizzinato, Allan Vasconcelos e Lucas Vasconcelos foram homenageados pelo bom desempenho na competição.

Segundo o professor Wellington Morais, responsável pela preparação dos alunos, a conquista é resultado de um trabalho contínuo de incentivo ao estudo da matemática. “Os resultados refletem o esforço dos alunos, professores e familiares. É uma vitória que mostra o potencial acadêmico do Amazonas em competições internacionais”, destacou.

Além dos estudantes, seis professores das duas escolas também integraram a delegação brasileira, apoiando os jovens durante a preparação e a viagem.

FOTO: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Deixe um comentário