Espanha – Mesmo vivendo grande fase no Barcelona, o jovem atacante Lamine Yamal enfrenta polêmicas fora dos gramados. Um mural […]

(Foto: Reprodução/@as)

Mural de Lamine Yamal é alvo de vandalismo após polêmica em festa de aniversário

Espanha – Mesmo vivendo grande fase no Barcelona, o jovem atacante Lamine Yamal enfrenta polêmicas fora dos gramados. Um mural em sua homenagem, localizado na Plaça d’en Joanic, em Barcelona, foi parcialmente vandalizado nesta segunda-feira (4). A intervenção incluiu a colagem dos sete anões da história da Branca de Neve sobre a obra, finalizada em julho para celebrar o 18º aniversário do jogador.

A ação é interpretada como uma crítica direta à recente polêmica envolvendo a comemoração do aniversário de Yamal, realizada em um iate de luxo. A festa foi denunciada pela Associação de Pessoas com Acondroplasia e Outras Displasias Esqueléticas com Nanismo (ADEE), que afirma que o atleta contratou pessoas com nanismo para fins recreativos, o que é considerado uma prática discriminatória.

Em nota oficial, a ADEE condenou o episódio e afirmou que tomará medidas legais e sociais. “A Associação anuncia que tomará ações legais e sociais para salvaguardar a dignidade destas pessoas, considerando que estes fatos ferem a legislação e também os valores éticos fundamentais de uma sociedade que pretende ser igualitária e respeitosa”, diz o texto.

A legislação espanhola proíbe qualquer tipo de espetáculo que envolva pessoas com deficiência de forma que gere piada ou escárnio e fira sua dignidade. Caso seja considerada grave, a infração pode resultar em multa de até 1 milhão de euros, o equivalente a cerca de R$ 6,5 milhões. Até o momento, Lamine Yamal não se pronunciou sobre o caso.

(*) Com informações: D24Am

Deixe um comentário