A Organização Meteorológica Mundial (OMM) oficializou um novo recorde mundial para a maior extensão horizontal já registrada em um raio: […]

Mega raio de 829 km é confirmado como o maior já registrado no mundo
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) oficializou um novo recorde mundial para a maior extensão horizontal já registrada em um raio: um fenômeno denominado megaflash que percorreu 829 km no dia 22 de outubro de 2017, entre o leste do Texas e a região de Kansas City, Missouri, durante uma tempestade nas Grandes Planícies dos Estados Unidos.
A distância percorrida por esse raio supera em cerca de 61 km o recorde anterior, de 768 km, registrado em 29 de abril de 2020, também nas Grandes Planícies.
A descoberta só se tornou possível após análises detalhadas recentes de dados coletados por satélites geostacionários avançados da NOAA, como o GOES‑16 e GOES‑17, que possuem mapeadores de raios com resolução milimétrica. O método utilizado — a distância “great‑circle” — garante medição consistente e precisa do comprimento do raio em escala global.
Você pode visualizar o impacto do evento desta forma:
- Megaflashes representam menos de 1% dos raios observados e tipicamente ocorrem em sistemas meteorológicos com estrutura organizada conhecida como sistemas convectivos de mesoescala (MCS), comuns nas Grandes Planícies .
- Diferente dos raios convencionais, que duram menos de 1 segundo e raramente ultrapassam 16 km, esses megaflashes podem se estender por centenas de quilômetros e durar vários segundos.
Embora raros, esses eventos possuem relevância significativa, pois podem acontecer longe do núcleo da tempestade, atingindo áreas com céu aparentemente limpo — o chamado “bolts from the gray”. A OMM ressalta a importância de protocolos de segurança durante tempestades, como buscar abrigo e esperar ao menos 30 minutos após o último trovão.
(*) The News
