Manaus deve se preparar para uma interrupção temporária no fornecimento de água tratada nesta terça-feira (29), devido a uma manutenção […]

(Foto: Divulgação)

Manutenção na Ponta do Ismael pode afetar o abastecimento de água em Manaus

Manaus deve se preparar para uma interrupção temporária no fornecimento de água tratada nesta terça-feira (29), devido a uma manutenção programada no Complexo de Produção de Água Ponta do Ismael (PDI), localizado no bairro Compensa. O serviço está previsto para iniciar às 5h e seguir até as 17h, com impacto direto nas zonas norte, sul, centro-sul, oeste, centro-oeste e parte da zona leste da capital. A concessionária Águas de Manaus recomenda que a população reserve água para o período.

A parada do sistema permitirá a execução de 35 intervenções preventivas, que envolvem desde melhorias elétricas e mecânicas, até manutenção em redes de grande porte, interligações e substituição de registros. A operação mobilizará cerca de 170 profissionais, que também atuarão simultaneamente em outros pontos da cidade, como nas avenidas Max Teixeira (bairro Cidade Nova), Mário Ypiranga (Adrianópolis), e no reservatório da Bola do Coroado.

Segundo a gerente de Operações, Jéssica Candeia, a manutenção é essencial para garantir o funcionamento eficiente do sistema, especialmente nos meses de maior consumo. “O Complexo da PDI opera 24 horas por dia, o ano inteiro. Essas ações são importantes para mantermos a qualidade do serviço, especialmente no Verão Amazônico, quando há aumento na demanda por água”, explicou.

Após a conclusão dos trabalhos, por volta das 17h de terça-feira, o abastecimento será restabelecido gradualmente, iniciando pelas áreas mais centrais e próximas à Ponta do Ismael. A normalização completa nas regiões mais elevadas da cidade pode levar até 48 horas.

Durante esse período, a concessionária solicita que os moradores façam uso consciente da água, priorizando o consumo humano e atividades essenciais. A orientação é evitar lavagens de carros, roupas e banhos longos. Além disso, carros-pipa serão disponibilizados para abastecer locais prioritários, como hospitais, UBSs e escolas.

Em caso de emergências, os moradores podem acionar a Águas de Manaus por meio do telefone 0800-092-0195 (também disponível via WhatsApp) ou pelo site www.aguasdemanaus.com.br.

(*) Com informações: D24Am

Deixe um comentário