Júnior Lima e Monica Benini revelaram nesta terça-feira (22/7) que a filha mais nova do casal, Lara, de 3 anos, […]

Síndrome nefrótica: entenda condição da filha de Júnior Lima
Júnior Lima e Monica Benini revelaram nesta terça-feira (22/7) que a filha mais nova do casal, Lara, de 3 anos, foi diagnosticada com síndrome nefrótica, uma condição rara que afeta os rins.
Segundo o casal, a notícia os pegou de surpresa, mas a criança já iniciou o tratamento e apresenta boa resposta.
Ainda de acordo com o cantor, o objetivo de compartilhar o diagnóstico é alertar outras famílias sobre a importância de prestar atenção a possíveis sinais de problemas de saúde e buscar orientação médica o quanto antes.
O que é a síndrome nefrótica?
A síndrome nefrótica é uma condição renal que pode afetar crianças pequenas, principalmente entre 1 e 6 anos de idade. O problema ocorre quando há uma alteração nos glomérulos, estruturas microscópicas dos rins responsáveis pela filtragem do sangue.
“Isso faz com que o organismo perca grandes quantidades de proteína pela urina, o que leva a inchaço, aumento do colesterol e maior risco de infecções”, explica a pediatra Suamy Brelaz Goulart, do grupo Mantevida.
Embora o nome assuste, a médica esclarece que a maioria das crianças responde bem ao tratamento. “Com diagnóstico precoce e acompanhamento adequado, elas podem levar uma vida completamente normal”, afirma.
Sinais de alerta
Entre os principais sinais de alerta para os pais estão:
- Inchaço ao redor dos olhos, pés, tornozelos ou barriga;
- Urina espumosa;
- Ganho de peso repentino por retenção de líquidos;
- Cansaço;
- Palidez;
- Perda de apetite.
Nesses casos, é fundamental procurar atendimento médico e realizar exames de sangue e urina para confirmar o diagnóstico.
(*) Com informações: Metrópoles
