Você sabia que a ilha mais isolada do mundo se encontra no Oceano Atlântico Sul e se chama Tristão da Cunha? O local habitado […]

Tristão da Cunha: A ilha mais isolada do mundo
Você sabia que a ilha mais isolada do mundo se encontra no Oceano Atlântico Sul e se chama Tristão da Cunha? O local habitado mais próximo se encontra a mais de 2.4oo km e abriga uma das histórias mais curiosas da geografia moderna.

A ilha Tristão da Cunha
Apesar do nome claramente Lusitano (Português), os residentes falam inglês britânico e não é por acaso. Tristão da Cunha foi nomeada em homenagem ao navegador português que a descobriu, em 1506, mas nunca foi colonizada por Portugal.
Hoje há apenas 240 pessoas que vivem ali em uma comunidade, extremamente, unida e resiliente. A capital, chamada Edinburgh of the Seven Seas, tem ruas tranquilas, uma padaria, uma escola e uma única loja – tudo mantido por um espírito de coletividade impressionante.
Chegar até lá é uma verdadeira peregrinação: não existe aeroporto. Os únicos meios de acesso são por navios que partem da África do Sul – em viagens que duram mais de 1 semana.
Além do fato da localização da Ilha ser remota, os moradores descendem de apenas 7 famílias fundadoras, ou seja, todos são parentes próximos.
A economia baseia-se na tradicional agricultura de subsistência e pesca para fornecer aos morados sua própria alimentação além da venda de selos e moedas que se destaca, especialmente, para filatelistas e colecionadores do mundo todo.
Enfim, apesar de todo o isolamento, Tristão da Cunha continua viva, pulsando entre o passado e o presente.
Com nome português, sotaque britânico e uma cultura exclusiva, essa ilha nos lembra que, mesmo nos pontos mais remotos do planeta, a vida encontra um jeito de seguir e nos surpreender.
(*) Fatos Interessantes
