O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta quarta-feira (11) que o governo federal precisa “fazer o […]

Reprodução/ Hugo Motta/ Facebook

Presidente da Câmara critica medidas fiscais e cobra corte de gastos do governo federal

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta quarta-feira (11) que o governo federal precisa “fazer o dever de casa” e apresentar medidas claras de corte de gastos. Durante um evento com empresários em Brasília, Motta criticou o pacote fiscal apresentado recentemente pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, classificando a proposta como mal recebida tanto pelo Congresso quanto pelo setor produtivo. Para o deputado, é necessário que o Executivo, além de propor novas taxações, mostre responsabilidade fiscal real para ganhar credibilidade.

Entre as propostas do governo estão a taxação de 5% sobre investimentos isentos de IR, como LCI, LCA e CRI, além do aumento da alíquota sobre apostas online (“bets”) de 12% para 18% sobre o faturamento líquido. Motta também expressou descontentamento com a recente decisão do ministro do STF, Flávio Dino, que pediu esclarecimentos sobre emendas parlamentares e mencionou a existência de um “novo Orçamento Secreto” no Ministério da Saúde. A declaração gerou forte reação no Congresso, que agora articula uma possível reação ao governo e à Suprema Corte — incluindo atrasos em votações econômicas, levar ao plenário a prisão de Carla Zambelli e acelerar o projeto de lei sobre o licenciamento ambiental.

(*) Com informações: CNN Brasil

Deixe um comentário