Manaus – A manhã de ontem, segunda-feira (2/6), marcou um avanço significativo nas articulações para uma futura parceria internacional entre […]

Clóvis Miranda / Semcom

Banco Mundial visita áreas revitalizadas em Manaus e abre diálogo para parceria ambiental com a Prefeitura

Manaus – A manhã de ontem, segunda-feira (2/6), marcou um avanço significativo nas articulações para uma futura parceria internacional entre a Prefeitura de Manaus e o Banco Mundial (BID), voltada ao fortalecimento da política ambiental da capital. Representantes da instituição realizaram uma visita técnica à Lagoa da Compensa, ao igarapé do Franco e à sede da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), acompanhados por gestores municipais.

Recebidos pelo secretário Sabá Reis, os representantes Werner Kornexl, especialista sênior em Meio Ambiente, e Rafael Ornelas, economista, elogiaram o trabalho desenvolvido na cidade. Também participaram do encontro o secretário de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Clécio Freire; o presidente do Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE), Arnaldo Grijó; e o controlador-geral do município, Alessandro Moreira.

Visivelmente impressionado com as transformações, Kornexl destacou a revitalização da Lagoa da Compensa como uma referência. “Transformar um problema ambiental em algo maravilhoso como isso aqui é impressionante. Estou cheio de admiração. Não vi igual. Estamos animados para ampliar esse diálogo e apoio”, afirmou.

Sabá Reis lembrou que o trabalho da Semulsp vai além da limpeza urbana. “Revitalizamos a lagoa para se tornar um espaço de lazer, cultura e esporte. Também mostramos os esforços no igarapé do Franco, os projetos de reciclagem e educação ambiental, tudo com reaproveitamento de materiais e participação da população.”

Para Rafael Ornelas, o encontro representa o início de uma nova etapa. “O Amazonas já tem parceria com o Banco Mundial. Agora, iniciamos esse novo projeto com a Prefeitura de Manaus. É um pontapé inicial promissor para definir áreas prioritárias e ampliar essa relação.”

O controlador Alessandro Moreira destacou que o diálogo com o banco começou em janeiro, por orientação do prefeito David Almeida. “O trabalho na Lagoa da Compensa é inédito e envolve impacto ambiental, social e financeiro. Utilizamos recursos de forma responsável, como a madeira apreendida pela PF, que foi transformada em mobiliário urbano.”

Já Arnaldo Grijó reforçou o caráter humano do projeto. “A Semulsp ganhou uma nova identidade. Essa visita pode abrir portas para novas parcerias internacionais e reafirma o compromisso da gestão com o desenvolvimento sustentável.”

Por fim, o secretário Clécio Freire comentou o aspecto fiscal. “Estamos avançando nas negociações para repactuação de dívidas, o que trará fôlego financeiro para mais investimentos. A presença do Banco Mundial aqui sinaliza confiança na gestão municipal.”

Com reconhecimento público e abertura de diálogo, a Prefeitura de Manaus dá um passo estratégico rumo a parcerias sustentáveis que podem transformar a capital da Amazônia.

Deixe um comentário