Manaus registrou uma redução de 46% nos casos de roubos a ônibus do transporte público em 2024, em comparação ao […]

Fotos: Divulgação/SSP-AM

Redução de 46% nos Roubos a Ônibus em Manaus Reflete Ação Integrada das Forças de Segurança

Manaus registrou uma redução de 46% nos casos de roubos a ônibus do transporte público em 2024, em comparação ao ano anterior. O resultado é fruto da integração das Forças de Segurança, que adotaram medidas preventivas e investigativas por meio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e do programa Coletivo Mais Seguro, coordenado pelo Núcleo de Repressão a Roubos no Transporte Coletivo e Rotas (NURCC) da Polícia Civil (PC-AM).

A atuação conjunta envolve rondas ostensivas nos ônibus e rotas de empresas do Distrito Industrial realizadas pela PMAM, além de investigações contínuas conduzidas pela Polícia Civil. A implementação efetiva do NURCC, em junho de 2023, fortaleceu essas iniciativas, resultando na desarticulação de oito quadrilhas especializadas, no cumprimento de 50 mandados e na prisão de cerca de 50 suspeitos.

Segundo o delegado Charles Araújo, coordenador do NURCC, a criação do programa trouxe uma abordagem mais ampla e detalhada dos crimes, permitindo a identificação e prisão dos envolvidos.

“Com essa iniciativa, obtivemos uma visão geral dos crimes, o que possibilitou identificar as quadrilhas responsáveis e compilar informações essenciais para apresentação ao Judiciário e prisão dos infratores”, afirmou o delegado.

Rota Segura: Redução Drástica de Ocorrências

Nos primeiros 100 dias de operação, foram registradas apenas duas ocorrências em rotas, demonstrando a eficácia das ações coordenadas entre a Polícia Civil e a Polícia Militar. As operações integradas incluem o cumprimento de mandados de prisão e o compartilhamento de informações estratégicas, garantindo a diversificação das áreas de atuação para combater os crimes com mais eficiência.

A Operação Rota Segura, conduzida pelas unidades dos Comandos de Policiamento das Áreas Norte e Leste, e pela Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), tem como objetivo intensificar o policiamento preventivo, especialmente nos horários de maior fluxo das rotas do Distrito Industrial.

De acordo com o comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, a Rocam cobre a área do Distrito Industrial, enquanto as unidades das zonas Norte e Leste atuam nos bairros onde reside a maior parte dos trabalhadores.

“Essa parceria entre a Polícia Militar e o setor industrial permite antecipar ameaças e entender o modus operandi dos criminosos, garantindo ações mais eficazes”, destacou o comandante-geral.

Operação Catraca: Combate aos Roubos no Transporte Público

Outra iniciativa essencial é a Operação Catraca, coordenada pela PMAM e realizada em todas as zonas de Manaus. A operação se baseia em levantamentos de Inteligência, que identificam os pontos e horários de maior incidência de crimes nos ônibus do transporte coletivo.

“Trabalhamos com base em denúncias recebidas pelo 190 e pelas linhas diretas das Cicoms. Por isso, reforçamos a importância da participação da população, denunciando e colaborando com a Polícia Militar”, concluiu o coronel Klinger Paiva.

Deixe um comentário