Situada no interior do Amazonas, a cidade de Boa Vista do Ramos apresenta a maior proporção de pessoas autodeclaradas pardas […]

Município no Amazonas apresenta maior proporção de pardos do Brasil, aponta IBGE
Situada no interior do Amazonas, a cidade de Boa Vista do Ramos apresenta a maior proporção de pessoas autodeclaradas pardas do Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa no município é de 92,7%, conforme um recorte do Censo 2022, divulgado nesta sexta-feira (21).
Segundo define o IBGE, pardo é a pessoa que se identifica com a mistura de duas ou mais opções de cor ou raça, incluindo branca, preta, parda e indígena. Em todo o país, cerca de 45% da população se considera assim. No Amazonas, o número chega a quase 69%.
Censo
Dados do Censo 2022 divulgados nesta sexta pelo IBGE revelam que o número de brasileiros que se declaram pardos é maior do que o de brancos pela primeira vez desde o início da série histórica, iniciada em 1991.
A população preta também cresceu, assim como os indígenas. Enquanto aqueles que se identificam como brancos voltaram a cair, seguindo a tendência dos últimos anos. Já o percentual de amarelos caiu em relação ao Censo de 2010, mas voltou ao mesmo patamar de 30 anos atrás.
Com informações: G1
