Após o anúncio do ”Plano Motosserra”, realizado nesta terça-feira (12), os argentinos sofreram os primeiros efeitos práticos do pacote de […]

Foto: Divulgação

‘Plano Motosserra’: gasolina aumenta, e argentinos fazem filas em postos de combustível

Após o anúncio do ”Plano Motosserra”, realizado nesta terça-feira (12), os argentinos sofreram os primeiros efeitos práticos do pacote de ajustes fiscais comunicados pelo Governo da Argentina.

Um dia após o plano ser anunciado, a petrolífera Shell aumentou os preços dos combustíveis em cerca de 37%, e a estatal argentina YPF aplicou um aumento, em uma média, de 25%, gerando uma corrida a postos de gasolina diante de um temor de novas subidas.

Na tarde desta quarta-feira, o litro da gasolina comum em Buenos Aires havia subido de 446 pesos (cerca de R$ 5,95) para 612 pesos (cerca de R$ 8,22).

Logo após assumir, o novo secretário de Energia de Javier Milei defendeu que a YFP determine seus próprios preços, sem controle do governo, que detém 51% das ações da petrolífera.

Também nesta quarta, o Instituto de Estatísticas da Argentina divulgou que a inflação no país chegou a 160,9% no acumulado de 12 meses. Com a subida, a inflação acumulada em 2023 chegou a 148,2%, no maior resultado anual desde a hiperinflação de 1990, quando terminou o ano acima dos 1.300%.

Fonte: G1

Deixe um comentário