O prefeito David Almeida anunciou nesta quarta-feira (11) o adiamento da Maratona Internacional de Manaus 2023, que iria acontecer neste […]
![](https://portaldominuto.com.br/wp-content/uploads/2023/10/COLETIVA-2-1024x682-1.jpeg)
David Almeida anuncia adiamento da Maratona Internacional de Manaus por problemas na qualidade do ar
O prefeito David Almeida anunciou nesta quarta-feira (11) o adiamento da Maratona Internacional de Manaus 2023, que iria acontecer neste domingo (15). A decisão foi anunciada em coletiva de imprensa e se deu por conta da excessiva circulação de fumaça e a péssima qualidade do ar, causadas pelas queimadas.
O evento teria a participação de milhares de atletas locais, nacionais e de pelo menos 20 países. A maratona é considerada a maior corrida de rua da região norte do país.
Nós temos todos os estados da federação com atletas inscritos e nós temos atletas de 20 países que viriam correr a maratona. Nós não estamos cancelando a maratona, nós vamos adiá-la para outra data, muito provavelmente no início do mês de dezembro”, afirmou o prefeito.
A MARATONA
Com percursos de 5, 10, 21 e 41 quilômetros, a Maratona Internacional de Manaus teria a largada no complexo da Ponta Negra, na Zona Oeste de Manaus, passaria pelas principais ruas da capital amazonense, com chegada novamente na Ponta Negra.
“Nós estamos sofrendo com o que está acontecendo no interior do Amazonas. Uma nuvem densa sobre a cidade e não temos previsão de chuvas para os próximos dias… Infelizmente, Manaus está sendo penalizada com o que está acontecendo fora dos seus limites”, destacou David Almeida.
ORIGEM DA FUMAÇA
Segundo Almeida, a fumaça que encobriu a cidade de Manaus nesta quarta-feira é causada por queimadas com origem no interior do estado. O prefeito de Manaus ressaltou ainda que, dos 6.992 focos de incêndio registrados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em setembro, 99,6% são provenientes do interior.
“Ontem foram detectados 274 focos de incêndio, destes, somente três não foram produzidos na zona rural de Manaus e foram rapidamente dissipados. E nós estamos sofrendo com o que está acontecendo no interior”, disse.
David Almeida afirmou ainda que quer implementar, junto com a Associação dos Municípios, medidas adotadas para combater as queimadas na capital também na região metropolitana de Manaus. Os recursos, segundo ele, seriam captados através do Fundo da Amazônia.”
Fonte: A Crítica