n Num período de dez dias de testagem, cerca de 619 professores de rede pública de educação do Amazonas testaram […]

Mais de 600 professores do AM testam positivo para Covid-19 em dez dias de testagem

n

Num período de dez dias de testagem, cerca de 619 professores de rede pública de educação do Amazonas testaram positivo para o novo coronavírus. Os testes foram anunciados logo após o retornos das aulas presenciais na rede estadual, reiniciadas no dia 10 de agosto de forma híbrida com apenas 50% da capacidade dos estudantes nas atividades escolares.

n

De acordo com os dados divulgados pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), nessa segunda-feira (31), estes números são dos 2.051 testes rápidos aplicados entre os dias 18 e 28 de agosto. Deste total, 96% dos resultados apontaram para casos negativos ou foram do período de transmissão da doença.

n

Todos os 619 profissionais que testaram positivo foram afastados das escolas para período de isolamento de 14 dias – 476 estavam fora do período de transmissão e 153 com infecção recente. O número de testes negativos foi de 1.561.

n

Em todo o Amazonas, até esta segunda-feira (31), mais de 120 mil pessoas haviam sido contaminadas pelo novo coronavírus, e mais de 3,6 morreram. Os números da Covid-19 ainda preocupam e, por isso, diversos protestos foram realizados por professores e estudantes pedindo a suspensão das aulas presenciais.

n

A FVS informou que ampliou a equipe de realização de testes rápidos para diagnóstico de Covid-19, que passará a contar com mais 20 técnicos do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Por meio dessa medida, espera-se chegar aos 600 atendimentos diários no Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo), local onde está concentrada a realização dos testes voltados aos profissionais da educação da rede estadual.

n

Monitoramento nas escolas por meio de aplicativo

n

Entre as medidas adotadas na retomada das aulas presenciais, no dia 10 de agosto, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e a FVS-AM adotaram o aplicativo SASi como ferramenta de notificação imediata de cada caso suspeito detectado no ambiente escolar.

n

De acordo com o balanço da FVS-AM, desde o início da utilização do aplicativo nesse monitoramento, no dia 13 de agosto, foram notificados 170 casos suspeitos de Covid-19. Desse total de notificação, 164 são professores, um é aluno e outros cinco são de outros profissionais da comunidade escolar.

n

Ainda foram coletadas 90 amostras para a realização do exame de biologia molecular RT-PCR, que identifica o vírus no organismo e detecta casos novos agudos entre o terceiro e o sexto dia de sintomas, período de transmissão da doença. Do total, 89 amostras (99%) deram negativo para Covid-19 e uma (1%) deu positivo. Durante a investigação epidemiológica, foi constatado que a pessoa teve contato com um caso positivo de Covid-19 na família, sendo descartada contaminação no âmbito escolar.

n

Para os casos positivos identificados por testes rápidos, a FVS-AM realiza o telemonitoramento, investigando sintomas, realizando contatos e orientando sobre medidas de precaução. Até o dia 28 de agosto, foram realizados 270 contatos telefônicos, sendo que, destes, apenas 78 (29%) atenderam o telefone e responderam à investigação.

n

O aplicativo SASI, que está disponível para download nas lojas virtuais Apple Store e Google Play, também é utilizado pelos profissionais da educação para agendamentos dos testes rápidos, que estão sendo realizados pelo sistema drive-thru no Centro de Convenções de Manaus.

n

n

*Fonte: G1 Amazonas

nn

Deixe um comentário