A expressão “dedo podre”, que se popularizou nos últimos anos, se refere àquelas pessoas que repetidamente se envolvem em relacionamentos […]
“A mulher do dedo podre”. Mas por que se erra tanto?
A expressão “dedo podre”, que se popularizou nos últimos anos, se refere àquelas pessoas que repetidamente se envolvem em relacionamentos marcados pelo sofrimento. As vezes eles se estendem por vários anos – até a vida toda –, ou terminam deixando marcas de dor difíceis de serem superadas. É lugar comum acreditar que a raiz do problema é “não saber escolher um parceiro”, mas uma análise mais cuidadosa mostra que esta é apenas uma das razões para tanto “azar” no amor.
Muita gente confessa que não acerta com ninguém. Bom, isso não é só para mulheres, mas com homens também. Mas como elas são a maioria, vou escrever especificamente para as mulheres do “dedo podre”.
A prática clínica tem me revelado que variáveis como baixa autoconfiança, baixa autoestima, crenças equivocadas sobre o relacionamento e sobre o outro, apego emocional excessivamente intenso pelo pai ou pela mãe, e também influenciam bastante no problema. A escolha de perfis “problemáticos”, muitas vezes, é apenas uma consequência das outras condições. Mas isso pode mudar? Sem dúvida, uma psicoterapia ou uma Programação Neurolinguística (PNL).
A pessoa do “dedo podre” entra em questão. Muitas características de personalidade costumam aparecer acompanhadas de outras. Para citar alguns exemplos, o cara cafajeste costuma ser bom de sexo; a mulher ciumenta costuma ser atenciosa; o cara agressivo costuma transparecer segurança e assim por diante. As características ditas “boas” – bom de sexo, atenção, segurança – atraem, mas são apenas parte do pacote que traz também aquelas características ruins, que fazem sofrer. Novamente, a única forma de prevenir é dando tempo ao tempo e buscando conhecer bastante do parceiro antes de “se jogar” na relação. Tenho ouvido muito de pacientes me dizerem que não conseguem acertar e não sabem o porquê disso. Deixa eu lhe dizer algo de suma importância… Você sabia que sou corpo diz tudo a seu respeito? Isso mesmo, o nosso corpo é modelado conforme o sofrimento da criança.
A Dra. em psicologia Vanessa Cesnik, uma das fundadora do “corpo explica”, nos diz…
Que as pessoas que mais sofrem desse tipo situação de sofrimento, dentro dos cinco traços de caracteres é o RÍGIDO, que se forma aos cinco anos de idade. Ela afirma que nessa idade a criança começa observar que tudo na vida tem par, e a criança como a si perguntar: cadê o meu par, e começa a desenvolver o que Freud falou sobre a síndrome de Édipo onde o menino se apaixona pela mãe e de Elétrica, onde a menina se apaixona pelo pai. Só que tanta a mãe quanto pai já estão em um relacionamento, e então forma-se um triângulo edípico. Então essa criança começa a sentir a dor da traição, se sente exclusa ao ver os pais juntos.
Mas enfim, o que a psicanálise vai falar do inconsciente?
Existe o laço criado no papai ou na mamãe, e esses relacionamentos seus diz respeito a você mesma que se autossabota para que possa voltar pra casa, o lugar de onde nunca deveria ter saído, e isso está guardadinho em seu consciente. Na realidade você saiu de casa na esperança de voltar pra casa. Para quebrar esse paradigma você precisa parar de se sentir a princesinha do papai ou o príncipe da mamãe e começar a viver a sua vida em busca do seu futuro. Eu trouxe esse caráter rígido, nome científico dado pelo “o corpo explica”. Lógico tem que avaliar de todos os ângulos, pais separados, filhos criados sem os pais por perto, crianças criadas órfãs. E portanto, precisa ser analisada por um profissional.
Algumas pessoas vão dizer, eu tenho dedo podre, mas não sou a princesinha do papai e nem príncipe da mamãe, mas isso de fato pode acontecer, mas tudo está ligado ao seu inconsciente, tem coisas lá que precisam ser resolvidas.
Para Reich seu corpo é a parte visível da sua mente, então depois de analisada a pessoa descobre como e porque a mente dela funciona de determinada forma mediante aos problemas!
Quando você não consegue viver algo, você está vivendo um movimento bloqueado, pois seu sistema nervoso se manifesta com as configurações básicas que ele tem! É assim com todo mundo! Não é porque você não lembra que não está dentro de você…
Nós temos cinco sensações básicas:
- Rejeição
- Abandono
- Manipulação
- Humilhação
- Traição
A maneira como cada um percebe uma situação varia de acordo com a configuração básica do seu sistema nervoso.
Quando alguém não consegue fazer o que precisa ser feito, ou não consegue parar de fazer aquilo que o está prejudicando, é por medo de uma das cinco sensações básicas.
E o corpo de cada pessoa é o reflexo visível da sua mente.
Vou falar um pouco sobre cada traço de caráter, a nomenclatura é fiel à literatura científica, então, não se assuste com os nomes abaixo! Não estou falando de nenhum distúrbio e nenhuma patologia.
Todos os traços de caráter são formados por dor e não podemos colocar peso nenhum nas outras pessoas, até porque a dor que molda os traços de caráter também dá os recursos e as habilidades que fazem a diferença para cada um.
Essa é a parte mais bonita da análise feita por mim, porque a abordagem é muito voltada para o recurso de cada traço de caráter! Bom, não vou me ater a falar desses traços, mas outra hora falo dos 5 traços de caráter. Pense bem, o teu sofrimento de hoje tem início no teu passado.
Edicão de texto: Narel Desiree
Elias Moura, psicanalista, logoterapeuta e teólogo
Atendo à rua Pará, 161, Vieralves (Nssa. Sra. das Graças)
Telefones: 92 91672558 (whatsapp), 982598730
Atendimento: presencial e online. Marque sua consulta