Morreu nesta segunda-feira (25) aos 96 anos, de falência de múltiplos órgãos, o ambientalista Paulo Nogueira Neto primeira pessoa a […]

Morre Paulo Nogueira Neto, criador da política ambiental brasileira

Morreu nesta segunda-feira (25) aos 96 anos, de falência de múltiplos órgãos, o ambientalista Paulo Nogueira Neto primeira pessoa a ocupar o cargo de secretário especial de meio ambiente, posto equivalente hoje ao de ministro.

Toda a estrutura da politica ambiental brasileira tem a impressão digital do biólogo paulistano. Professor de ecologia aposentado da USP, nascido em 22 de Abril de 1922, Paulo Nogueira Neto foi o principal articulador não só da criação de grande parte das unidades de conservação federais em todo o Brasil, mas também das principais leis de proteção do meio ambiente do país.

Além de ter comandado de 1974 a 1986 no governo federal a Sema (Secretaria Especial do Meio Ambiente), Nogueira Neto foi também um dos formuladores do conceito de desenvolvimento sustentável , assumido pelas Nações Unidas em 1987 e, desde então, fundamentando leis, políticas e projetos que extrapolam o âmbito da conservação ambiental em quase todo o mundo.

A agência federal, que foi o embrião do Ibama e do atual Ministério do Meio Ambiente, durante muito tempo não passou de uma pequena estrutura subordinada ao Ministério do Interior. Mas sua atuação foi decisiva para ações de outros órgãos, como o Ministério da Agricultura, com a criação de 26 reservas, estações ecológicas e outras unidades para proteger cerca de 3,2 milhões  de hectares de área de vegetação nativa.

Com ajuda de universidades, instituições de pesquisa e órgãos governamentais, Nogueira Neto foi o formulador da principal lei ambiental brasileira, e da Politica Nacional do Meio Ambiental, que em 1981 antecipou disposições ambientais da Constituição Federal.

Fonte: Folha de São Paulo

Veja a matéria completa em: https://bit.ly/2H3d8By 

Deixe um comentário