Diante do avanço dos nomes de David Almeida (PSB) e Wilson Lima (PSC), e da crescente rejeição popular à sua […]

Pesquisa: forte rejeição indica que Amazonino corre risco de não disputar 2º turno; David cresce

Diante do avanço dos nomes de David Almeida (PSB) e Wilson Lima (PSC), e da crescente rejeição popular à sua candidatura, o governador Amazonino Mendes (PDT) pode até ficar de fora do 2º turno – é o que aponta a última pesquisa divulgada pela DMP/Rede Tiradentes, nesta quarta-feira (1º).

Amazonino é o candidato que tem o maior percentual de rejeição entre todos os candidatos, cerca de 30,3%. A forte rejeição ao nome do governador se dar por conta de sua administração, quem vem se mostrado deficitária, especialmente nas áreas da educação, saúde, emprego e segurança. A crescente onda de violência e o silêncio do governo, passou a percepção de que o Estado não sabe como solucionar o problema e não parece ter nenhuma alternativa para conter o crescente poderio das facções criminosas.

Na saúde, vivemos o caos. Falta de leitos e medicação são um dos principais agravantes. As unidades de saúde do Estado se mostram incapaz de suprir a demanda da população. O desemprego bate na porta do amazonense. Diariamente imensas filas se formam na frente das empresas e RHs da capital, por exemplo, é o cenário real de pais e mães de famílias que buscam desesperadamente uma oportunidade no mercado de trabalho para o sustento digno de suas famílias.

A rejeição a Amazonino é o resultado dessa péssima administração. O governador, que outrora chegou a despontar com 41% dos votos em pesquisas passadas, caiu para 24,1%,das intenções, sente na pele o resultado de sua incompetência. Além disso, começa a enxergar pelo retrovisor a aproximação cada vez mais do deputado David Almeida. David e Wilson Lima podem até surpreender, e irem juntos para o segundo turno. Seria um tapa na cara da velha política e de seus decadentes marajás.

David é o candidato que mais vem crescendo, conforme novas pesquisas são realizadas e divulgadas. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), aparece com 18,1% contra 24,1% de Amazonino e 16,8 de Wilson. Num eventual segundo turno, teria um empate técnico entre o parlamentar e o governador, de acordo com a pesquisa.

Conforme se aproxima as eleições, David desponta como o grande adversário de Amazonino e tem chances reais de vencê-lo e se tornar o novo governador do Amazonas, uma vez que o atual gestor do Estado parece ter sido abandonado por seus antigos aliados.

O que resta para o governador?

Para Amazonino só lhe resta o poder econômico da máquina administrativa. Somente assim, ele poderá chegar ao segundo turno. Seus antigos aliados estão de lados opostos, o governador está sem os importantes apoios que lhes permitiram governar o Amazonas por quatro mandatos.

Arthur Neto (PSDB) até ensaiou uma aproximação, mas no fim cedeu ao coração e reatou a antiga ‘amizade’ com o senador Omar Aziz (PSD), que anunciou recentemente sua candidatura e aparece como 4º colocado nas pesquisas, no encalço do terceiro colocado, o jornalista Wilson Lima. Arthur apoiará Omar ao cargo de governador nas eleições desse ano.

A pesquisa DMP/TIRADENTES foi feita entre os dias 23 e 30 de julho, na capital e interior, ao todo foram entrevistados 1.533 eleitores. Está registrada no TRE-AM com o número AM-03330/2018. A Margem de erro de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos.

Deixe um comentário